Pular para o conteúdo principal

Eu sinto falta das locadoras.



Hoje estava assistindo a Sessão da tarde na globo, e o filme que estava passando me trouxe muitas lembranças boas. Não pelo filme em si, mas por ter me lembrado da capa dele e principalmente de me lembrar onde ele ficava na locadora do bairro onde eu frequentava: Na penúltima fileira de cima pra baixo, na prateleira de comédias, com 3 mulheres na capa jogando dinheiro pra cima, o filme "Loucas por amor, viciadas em dinheiro". Nunca o aluguei, mas já o vi diversas vezes depois disso, e sempre que o assisto lembro das locadaoras.

Lembro das locadoras com uma lembrança nostálgica gostosa de sentir, com uma lembrança de infância que sempre vou guardar com carinho e contar para os meus filhos e netos - "Na época da vovó, não existia Streaming, a gente tinha que ir em um lugar e pagar um valor pra alugar filmes pelo fim de semana, e assistíamos 1,2,3 vezes...", e eles vão me olhar estranho e constatar o quando a vó deles é velhinha, que nem existia Netflix na infância dela. Old.

As locadoras e todo o processo de alugar um filme era algo mágico, pois você tinha que escolher com sabedoria, no alto dos seus 6 anos, o filme ideal para valer a pena no fim de semana. E nessas escolhas bem pensadas, com vários argumentos e prós e contras, que aos 6 anos, eu vi todos os filmes da Barbie da época e também os de Harry Potter e os do Didi, que eram os que eu mais gostava. E ah, foi nessa época que eu encontrei o meu filme preferido: O diário da Princesa (Encontrei também a minha música preferida, que é a música da minha vida mas isso é assunto para próximo texto). Aparentemente locadoras me marcaram para uma vida toda.

Mas além de alugar filmes, as locadoras, no dia de hoje, me trazem lembranças bem mais importantes, que eu preciso e estou em processo de colocar mais em minha vida: Calma e presença. O processo de esperar a sexta, escolher um filme, leva-lo pra casa e assisti-lo o fim de semana era algo calmo, que fazia a alegria durar durante bastante tempo, alegria prolongada, me preparar para assistir ao filme, que eu esperei dias, que eu guardei na lembrança da última semana que eu não consegui leva-lo, pois só podia escolher 2. A felicidade durava mais, os momentos de felicidade eram mais longos. Tudo era mais calmo, mais lento, mais presente, mais durável e mesmo tendo menos filmes no "catalogo", as escolhas eram mais prazerosas. Assistir a um filme, era um evento lá em casa! Pipoca, dvd, coberta, refri, travesseiro, silêncio e filme! Perfeito!

As locadoras me lembraram hoje, como o tempo passava devagar, como eu gostava de ver o tempo passar de devagar e como eu adorava esperar pelas sextas para eu ir até a locadora, e como eu fazia todo um ritual, programado e cronometrado mas relaxado, para assistir a um simples filme! Momentos bons e saudosos! Eu sinto falta das locadoras, mas sinto falta daquele tempo principalmente, mais lento e mais presente, mais calmo e mais tranquilo, onde a felicidade durava dias e dias, e a felicidade da espera era gostosa não ansiosa. A felicidade era simples, os momentos eram calmos, a simplicidade dos momento do filme era o ponto alto dos meus fins de semana, e eu amava aquilo com todo meu coração. Eu sinto falta das locadoras, sinto falta da simplicidade daquele tempo, sinto falta da calma, sinto falta da minha infância e a guardo junto com todas as lembranças boas que tenho, lembranças calmas, de uma infância muito bem aproveitada! Eu sinto falta das locadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 on 15: Como vejo o amor.

fonte Uma das coisas mais difíceis é expressar como eu vejo o amor. Aliás, falar desse tema de apenas 4 letras é muito complicado. Quando eu paro pra pensar no que eu acho do amor me vem muitas coisas na cabeça, e quero compartilhar todas essas belas coisas com você que esta lendo essas minhas sinceras palavras.     Eu vejo o amor em todos os cantos, apesar do mundo estar do jeito que estar. Vejo o amor, porque algo em mim gosta de enxergar o melhor das pessoas, das coisas, do mundo. E o melhor que todos nós temos a oferecer é ele: O AMOR. Por isso, me esforço ao máximo para enxerga-lo em todo lado.     Vejo o amor quando uma mãe leva uma criança no parquinho, quando uma moça cuida de suas rosas de manhãzinha, quando um irmão leva a sua irmã de bicicleta para a escola com todo carinho, quando os pais brincam com os filhos depois de um dia exaustivo...     Vejo o amor num por do sol no fim de uma tarde. Vejo o amor quando o botão de uma nova flor se abre. Vejo o amor nos o

Isso não é um castigo

É até engraçado,  você carrega o mundo em seus braços  e o sorriso ilumina todos os espaços,  você esta em todo lugar,  como vigias e câmeras de segurança  mas é você que é o vigiado  programado e amarrado,  eu sinto que você tem tudo,  das gotas que caem do céu,  até o sentimento do outro mais puro  eu vejo que você é inteiro,  mas é como um cristal,  e eu percebo como se eu fosse você  que mesmo que tudo esteja em suas mãos  ainda te falta um pedaço,  levemente remendado  com todos os pedaços do chão.  Concentre-se  Talvez ele possam te curar,  ou te deixar mais doente,  o seu paraíso é o seu inferno  e não há como separar  não é água e nem óleo  é o seu álcool, mas o seu combustível  é irônico e dolorido  e pode te queimar  Como naquela lenda você é como Medusa,  preso dentro da armadura  da beleza infinita,  que te mata a cada dia  um pouco mais.  E seu olhar queima,  mas seduz,  afoga nas águas mais profundas,  mas salva as almas  desoladas mais puras  Mas a sua redenção,  do meni

Olá, é a Nath de volta! Mas quem é Nath?

Olá, com certeza você que esta lendo isto, não me conhece, até porque eu não sou nenhuma celebridade, porém se você chegou até este blog e esta lendo este post, deve saber, que aqui foi a minha cabeça durante muitos anos. Mantive o Voar Longe como um blog de lifestyle durente 3 maravilhosos anos, e foi muito prazeroso postar e compartilhar coisas aqui. Mas agora, que deixar "a minha casa" na blogosfera com uma cara diferente, compartilhando algo com vocês, que eu não consigo viver sem, e assim vamos refletindo juntos e nos expressando. Estou falando das palavras e das observações da vida. Não é algo que eu consiga ficar sem, é algo que eu gosto de fazer, é parte de mim e, com certeza, é parte da minha alma, a minha escrita, e por conta disso, quero voltar para minha casa cibernética, para compartilhar tudo que passa na minha cabeça e quem sabe também não passa na sua? Vamos dividir nossas crises existências e reflexões da casa do 20 e poucos anos, juntos! E se por um acaso