Pular para o conteúdo principal

Crise dos 20: Aprendendo a usar a minha voz.



Um dos meus sonhos é uma fala objetiva, clara e direta, sem redemoinhos, sem prolixidade, sem voltas e voltas para tentar não soar grossa. Eu gostaria de me permitir ser grossa as vezes quando precisar e parar de engolir sapos e mais sapos só porque não quero magoar de volta a pessoa que me magoou. Gostaria de ser mais adulta e forte, e ter presença e uma personalidade mais consistente, menos confusa e volúvel e que todas as palavras que saiam da minha boca, sejam exatamente o que eu queira dizer, com todas as vírgulas, acentos e palavras assertivas.

Gostaria de falar mais o que eu quero e não o que eu outros querem ouvir de mim, me posicionar corretamente quando os assuntos se referem a mim e as pessoas ao meu redor. Gostaria que a minha fala, fosse mais clara, mais assertiva, mais dura e menos florida - quando as flores não precisarem existir - e que eu seja taxada de temperamental ou agressiva, se as pessoas não souberem lidar com as minhas palavras verdadeiras, argumentos, posições e opiniões.

Gostaria de ter menos medo de falar o que penso sobre questões que me assombram, de enfrentar pessoas que me diminuem, pessoas que me confrontam, e que a minha fala não fique embargada, presa com um nó celta na garganta e só me sobre um aceno de cabeça. Gostaria de trocar a maioria dos sorrisos constrangidos, quando alguém diz algo que eu não gosto, por algumas poucas palavras firmes e dizer simplesmente "Eu não gostei".

Gostaria que a minha fala fosse mais clara, objetiva e direta e que passasse a minha mensagem de que eu não concordo com tudo, que eu não acho tudo legal, que eu não quero fazer tudo que me impõe. Eu tenho uma opinião! Gostaria de saber ouvir melhor também, entender e pontuar os meus pontos e fazer entender os meus argumentos, e nunca sair de uma sala ou terminar uma conversa com a boca e a mente cheia de palavras que eu não disse. Gostaria de não me envenenar com as palavras que eu engulo.

Nós aos 20 anos, as vezes não temos o dom de nos expressar corretamente, seja por medo, vergonha ou afins. Nós aos 20 anos, quando tentamos levantar nossas vozes de jovens adultos, por vezes somos cortados, seja por outros fora dos 20 anos, seja por entre os nossos dos 20. Nós aos 20 anos, precisamos nos encontrar no mundo, precisamos encontrar nosso caminho - pelo menos é isto que nos é imposto -, precisamos acima de tudo encontrar nossa voz. Saber pontuar nossos medos, fazer o outro entender nossas mensagens, sermos diretos e claros, sem rodeios, apenas dizer o que gostaríamos de dizer, mostrar nossa opinião, nossos pensamentos, contribuir com nossas ideias e enfrentar quem tenta nos calar.

Na verdade, encontrar a nossa voz não é somente para a galera dos 20 anos. É pra galera dos 30, dos 40, dos 50, dos 60, pra galera do 15 também, é para todos. É parar de engolir certas palavras e impor limites com as nossas falas, é não ter medo de se expressar, é ser assertivo e coerente - e se não for, utilizar da sua mensagem para se desculpar e aprender com a voz dos outros -, é se encontrar e se impor, passar sua mensagem quando você quiser, é respeitar a todos e ser respeitado de volta, é ter opiniões, questões e argumentos. É se transparecer através da fala, da sua voz, do seu posicionamento.

Por isso, gostaria que a minha fala fosse mais clara, objetiva e direta e que passasse a minha mensagem... Como é aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 on 15: Como vejo o amor.

fonte Uma das coisas mais difíceis é expressar como eu vejo o amor. Aliás, falar desse tema de apenas 4 letras é muito complicado. Quando eu paro pra pensar no que eu acho do amor me vem muitas coisas na cabeça, e quero compartilhar todas essas belas coisas com você que esta lendo essas minhas sinceras palavras.     Eu vejo o amor em todos os cantos, apesar do mundo estar do jeito que estar. Vejo o amor, porque algo em mim gosta de enxergar o melhor das pessoas, das coisas, do mundo. E o melhor que todos nós temos a oferecer é ele: O AMOR. Por isso, me esforço ao máximo para enxerga-lo em todo lado.     Vejo o amor quando uma mãe leva uma criança no parquinho, quando uma moça cuida de suas rosas de manhãzinha, quando um irmão leva a sua irmã de bicicleta para a escola com todo carinho, quando os pais brincam com os filhos depois de um dia exaustivo...     Vejo o amor num por do sol no fim de uma tarde. Vejo o amor quando o botão de uma nova flor se abre. Vejo o amor nos o

Isso não é um castigo

É até engraçado,  você carrega o mundo em seus braços  e o sorriso ilumina todos os espaços,  você esta em todo lugar,  como vigias e câmeras de segurança  mas é você que é o vigiado  programado e amarrado,  eu sinto que você tem tudo,  das gotas que caem do céu,  até o sentimento do outro mais puro  eu vejo que você é inteiro,  mas é como um cristal,  e eu percebo como se eu fosse você  que mesmo que tudo esteja em suas mãos  ainda te falta um pedaço,  levemente remendado  com todos os pedaços do chão.  Concentre-se  Talvez ele possam te curar,  ou te deixar mais doente,  o seu paraíso é o seu inferno  e não há como separar  não é água e nem óleo  é o seu álcool, mas o seu combustível  é irônico e dolorido  e pode te queimar  Como naquela lenda você é como Medusa,  preso dentro da armadura  da beleza infinita,  que te mata a cada dia  um pouco mais.  E seu olhar queima,  mas seduz,  afoga nas águas mais profundas,  mas salva as almas  desoladas mais puras  Mas a sua redenção,  do meni

Olá, é a Nath de volta! Mas quem é Nath?

Olá, com certeza você que esta lendo isto, não me conhece, até porque eu não sou nenhuma celebridade, porém se você chegou até este blog e esta lendo este post, deve saber, que aqui foi a minha cabeça durante muitos anos. Mantive o Voar Longe como um blog de lifestyle durente 3 maravilhosos anos, e foi muito prazeroso postar e compartilhar coisas aqui. Mas agora, que deixar "a minha casa" na blogosfera com uma cara diferente, compartilhando algo com vocês, que eu não consigo viver sem, e assim vamos refletindo juntos e nos expressando. Estou falando das palavras e das observações da vida. Não é algo que eu consiga ficar sem, é algo que eu gosto de fazer, é parte de mim e, com certeza, é parte da minha alma, a minha escrita, e por conta disso, quero voltar para minha casa cibernética, para compartilhar tudo que passa na minha cabeça e quem sabe também não passa na sua? Vamos dividir nossas crises existências e reflexões da casa do 20 e poucos anos, juntos! E se por um acaso